Skip directly to content

HELIAR AGM

VEÍCULOS MENOS POLUENTES E ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL - Você sabia que os veículos com partida Start Stop deixam de emitir CO2 na atmosfera quando estão parados? Isso acontece em situações cotidianas como quando o veículo para em um semáforo ou num engarrafamento.

Neste momento o motor a combustão deixa de funcionar e o veículo continua sendo alimentado com a energia da bateria. Ao acionar o pedal do acelerador novamente, a bateria garante que o motor a combustão volta a funcionar em fração de segundos. Neste tempo que ficou parado o veículo não emitiu CO2 e quem permitiu que ele continuasse com os equipamentos eletrônicos ligados foi a bateria.

O PIONEIRISMO MUNDIAL

O desenvolvimento da bateria com tecnologia AGM se intensificou com a necessidade mundial de redução de emissão de CO2 na atmosfera. Os veículos com motor a combustão emitem anualmente mais de 16 toneladas de CO2. Na Europa as novas normas da UE estabelecem que a emissão máxima de CO2 é de 130g/km e isso naturalmente exigiu que, além das intervenções na gestão eletrônica dos veículos, foi fundamental o desenvolvimento de baterias com tecnologias inovadoras. A Johnson Controls, pioneira no desenvolvimento de novas tecnologias, criou e hoje já é o maior fornecedor de baterias para veículos híbridos do mundo.

O assunto “veículos híbridos” é muito atual e percebido no setor automobilístico para definir a compatibilidade ambientalmente sustentável dos seus modelos de veículos. Conhecidos como modelos micro hybrid (startstop), “mild hybrid” e “full hybrid”. Estas tecnologias serão cada vez mais importantes para o desenvolvimento do setor automobilístico mundial e para o meio ambiente.